Menu

ptenes

Content

Breadcrumb

TóPICOS ESPECIAIS EM GEOQUíMICA AMBIENTAL III: MUDANçAS CLIMáTICAS (FóRUM SABER COMUM)

Nome da Disciplina: TóPICOS ESPECIAIS EM GEOQUíMICA AMBIENTAL III: MUDANçAS CLIMáTICAS (FóRUM SABER COMUM)
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre diversos campos da ciência, sociedade, economia e política, a disciplina pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos acerca de fundamentos básicos de climatologia; processos que envolvem as mudanças do clima em nosso planeta; os impactos e desafios das mudanças climáticas, bem como estratégias de enfrentamento. Essa abordagem será conduzida por meio de aulas que apresentam diferentes óticas acerca do tema. Conteúdo Programático: 1º módulo: FUNDAMENTOS - Este módulo tem o objetivo de conceituar termos e processos de climatologia, além de interrelacioná-los com contexto espacial, temporal, social, econômico e ambiental. 2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES - Este módulo destina-se a estabelecer uma articulação entre as mudanças climáticas, suas causas, impactos e consequências em distintos setores da sociedade, inclusive para áreas e grupos em situação de vulnerabilidade. 3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS- Este módulo destina-se a apresentar e dialogar sobre estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, incluindo uma pluralidade de percepções e alternativas viáveis. Orientações de estudo e Comunicação: As aulas são assíncronas. A cada aula, o professor responsável irá disponibilizar um conjunto de textos complementares e indicações de leitura, que estarão disponíveis na plataforma. A comunicação será via plataforma e com a colaboração de monitores/tutores. Atividades propostas e Avaliação: Interação entre os alunos, professores e monitores por meio de fórum de discussão e produção de um vídeo ou áudio ao final de cada módulo, com a síntese e a interlocução dos temas debatidos em cada módulo. Cada vídeo será avaliado por um colega de curso e por um monitor/tutor (avaliação por pares).
BIBLIOGRAFIA
Como se trata de um curso interdisciplinar, as referências são específicas e serão indicadas separadamente a cada aula.


VOLTAR

 

Log In or Register

fb iconLog in with Facebook

D4Sign